Analisando os Discursos Hibridos da Contemporaneidade

Em busca de novas formas de escrita para ambientes hibridos, nos quais as formas artisticas da contemporaneidade sao divulgadas, a primeira atitude e sempre atentar para as formas que definem o contexto, formatos, e nas possibilidades de redirecionamento do texto.

Nao se trata apenas de apresentar uma construcao textual multipla,interativa,linkada, cuja apresentacao envolva varias formas artisticas, mas da complexidade do processo discursivo que e construido pelo artista.

Para qualquer ato enunciativo que se proponha fazer, o artista e o leitor assumem uma virtualidade de enunciador e enunciatario. Esses campos estao relacionados para alem da expressao de autoria ou da subjetividade do artista se manifestando em sua obra. Estao relacionados a identificacao de um ethos do enunciador.

” Portanto, a analise do ethos enunciador, nada tem de psicologismo que, muitas vezes, pretende infiltrar-se nos estudos discursivos. Trata-se de apreender um sujeito construido pelo discurso e nao uma subjetividade ue seria a fonte de onde emanaria o enunciado, de um psiquismo responsavel pelo discurso. O ethos e uma imagem do autor, nao e o autor real, e um autor discursivo, um autor implicito.” (Fiorin,2004:117).

Essa e uma postura um tanto polemica adotada pela analise do discurso em relacao a construcao do enunciado, especificamente sobre a literatura. Ha um limite nebuloso entre autor e enunciador local onde historias de vida e psicologismos podem preencher espacos, pois quem sabera, nesse limbo, o quanto o ethos apresentado em nossa arte nao se constitui parte de nos mesmos.

Livro:
FIORIN, Jose Luiz.O ethos do enunciador. in: CORTINA, A. (Org.) ; MARCHEZAN, Renata Coelho (Org.) . Razões e sensibilidades: a semiótica em foco. 250. ed. Araraquara: Laboratório Editorial FCL/UNESP, 2004. v. 1.

A Generosidade dos Links:

Jose Luiz Fiorin

Arnaldo Cortina

Renata Coelho Marchezan

Fuksas

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