Poder e Valor

“When copies are super abundant, stuff which can’t be copied
becomes sacare and valuable.”
 

from Kevin Kelley‘s blog Technium

Na afirmação, publicada no Technium em 03/02/2008, o autor lança a questão da abundância das cópias ou do fato de que tudo pode ser copiado e colocado em circulação em uma sociedade e economia nas quais os atores estão ‘linkados’ 24 horas por dia.  

Ao tratar desse tema, o autor aborda, ainda que indiretamente, as questões do poder e do valor, tratando não apenas da possibilidade da matéria e dos acontecimentos se transformarem em informação e circularem, mas também dos configuração do atores e suas ações sociais na rede.

Somos os canais e as portas através dos quais os conteúdos circulam sem restrição. Permanecem conosco apenas aqueles que nos interessam. Não obstante, temos prazer em transformar a natureza e os eventos em informação, fazendo-os circular. Fazemos isso apenas por prazer: ou para nos comunicar, chamar a atenção de outros atores, brincar. No fim, as relações sociais formam ‘clusters’ de interesse ao redor de tags existentes e criamos outras tags para fazer circular a informação que nos interessa, se for o caso.

Mas onde está o valor? Não na cópia, nem mesmo na informação em si, mas o valor está na relação que se estabelece entre os atores, na comunicação e na brincadeira. É por meio da relação que geramos valor numa economia em rede.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s