Michel Foucault – Princípios Limitadores do Discurso

Em A Ordem do Discurso, Foucault (1970) coloca os princípios internos limitadores do discurso: princípio do comentário, princípio do autor, princípio das disciplinas. Ao mesmo tempo em que descreve esses princípios, dialeticamente os atravessa com espaços do discurso, nos quais é possível surgir a inovação.

Pensando na Internet como espaço de conversação e onde valores são gerados (Benkler, 2006), inovações, conhecimento e retendo-nos exclusivamente ao princípio da disciplina é de admirarmos e nos perguntarmos: qual produção podemos exigir de uma aprendizagem através da web e os cuidados que devemos ter ao elaborar uma pesquisa científica sobre a web e seus atores.

Expor as contradições do discurso acadêmico com o desenvolvimento de discursos paralelos e a falta de controle do processo educacional, utilizando a mediação por computador é uma das primeiras requisições para um olhar de pesquisador.

O papel do comentário, da opinião, da conversasão não pode ser mais negado.

(…) é provável que não se possa explicar seu papel positivo e multiplicador [do discurso], se não se levar em consideração sua função restritiva e coercitiva.

FOUCAULT, 1970:14

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s